Já falamos aqui sobre a nova atualização do Analytics pelo Google: o Analytics 4. Desde o anúncio da atualização, o mercado ficou ainda mais agitado. Existem diversas notícias na mídia que acabaram causando um choque no mercado de dados, anunciando que o Google Universal Analytics, ou GA3, será descontinuado em julho de 2023, sendo substituído pelo Google Analytics 4. E com tudo isso, é muito importante entender o que é Google Analytics.
Mas afinal, estamos nos despedindo do Universal Analytics?
Calma, as coisas com o Google não são tão radicais assim. Não é a primeira vez que ocorrem mudanças no Google Analytics. Inclusive, por isso seu nome é GA4 e o que estamos usando hoje em dia é GA3. Isso significa que, antes delas, já existiam as versões 1 e 2 do Google Analytics. Ou seja, grandes atualizações são bem comuns.
Sem contar que, com o passar dos anos, a tecnologia avança ainda mais rápido, e a inteligência, tanto artificial quanto a humana, acompanham os níveis de desenvolvimento e também a aparição de novos paradigmas.
Google Analytics: quais as novas necessidades
Vamos entender como essas mudanças devem impactar no mercado atual. Saiba que todos os profissionais do mercado digital precisam implementar uma nova estrutura de análise para receber da melhor maneira a nova versão do GA e, com isso, tirar o máximo proveito dos dados. Vamos fazer um exercício mental? Você já imaginou o número de estratégias robustas de comunicação que vão surgir com a implementação do GA4?
Com o fim do Google Analytics Universal, o que o GA4 traz para o mercado?
Sem entrar tão a fundo no assunto, pois já temos um conteúdo específico para a nova ferramenta, o GA4 foi desenvolvido para que as fórmulas de organizar os dados – sem que haja o uso de cookies – sejam repensadas.
Outra vantagem é seu alinhamento com políticas de privacidade, uma vez que a junção entre o rastreio de informações dos usuários e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), fizeram a empresa abrir os olhos para novas atualizações. Pois o uso de cookies third-party (cookies de terceiros) acabavam afetando sua reputação.
Fora isso, o GA4 foi desenvolvido para que novas propostas sejam trazidas para a era de informação atual, em que as plataformas estão buscando se integrar com uma maior agilidade, quando falamos de Machine Learning e Inteligência Artificial.
Desse modo, as tecnologias que citamos conseguiram alcançar um nível estratégico importante dentro da comunicação, e por isso não podem ser ignoradas. Com o Google Analytics 4, a empresa tem como promessa a entrega de uma solução mais adequada dentro desse contexto. Aqui na GOAT Digital você conta com uma equipe especializada em marketing digital e Google Trends, com conhecimento para aproveitar ao máximo esse novo momento do Google Analytics! Venha nos conhecer!