Analytics 4: conheça a nova versão do Google Analytics

Raphael Nunes - Sócio Fundador e Gerente de Operação
Atualizado 2023/05/24 at 4:57 PM
google-analytics

O Google Analytics, uma das ferramentas mais utilizadas para levantamento de dados de websites, sofrerá mudanças significativas na sua estrutura. Em março, o Google anunciou que irá desativar o Universal Analytics, tendo prazo para desativação em julho de 2023. E para substituí-lo, será aplicada sua nova versão, o Google Analytics 4.

Nesta matéria, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre o Google Analytics 4, além de entender suas funcionalidades e diferenciais da nova versão.

Google Analytics: o que é e como usar

Uma atualização do Analytics, o Google Analytics 4 resolveu uma quantidade muito grande de problemas e reclamações que existiam entre os usuários, além de adicionar novas funcionalidades quando a questão é a análise de dados comportamentais dos usuários.

Para aquelas pessoas que ainda não usam o Analytics, ele nada mais é do que uma ferramenta com a função de registrar as ações do usuário no momento em que ele entra no site, durante a sua navegação, até o momento em que ele deixa o site.

Essas informações são muito importantes para entender como o usuário está interagindo no seu site, identificar melhorias de experiência nas páginas e, assim, potencializar os resultados de conversão no site.

Mas você sabe o que o GA4 tem de tão diferente em comparação com o Google Analytics Universal?

O que mudou com o Google Analytics 4?

Podemos contar com algumas coisas diferentes de maneira técnica na forma que o Google Analytics 4 trabalha, mas de maneira geral, o que mudou mesmo foi a facilidade de captar a análise de dados.

Entre as novidades do GA4, temos:

Enhanced Measurement (Métrica otimizada)

Aqui, o Google Analytics 4 tem a capacidade de rastrear métricas novas de engajamento, como, por exemplo, visualização de vídeos do youtube que estejam incorporados ao site, clicks em links externos, rolagem de tela e outras interações de maneira automática.

Dados de app e web integrados

A sua empresa possui um aplicativo?  Se a resposta é sim, saiba que agora você consegue unir os dados de navegação de seu site para o aplicativo e vice-versa.

Você terá mais facilidade no rastreamento entre os domínios. Se você é uma pessoa que trabalha com mais de um site ou até mesmo com múltiplos domínios ou subdomínios, saiba que ficou bem mais fácil de rastrear os usuários entre todos os domínios.

Analysis Hub (central de análises)

O Analysis Hub se trata de uma coleção de técnicas de análise avançadas, que auxiliam na descoberta de insights aprofundados sobre o comportamento de seus clientes, indo além dos relatórios padrões para ajudá-lo em insights sobre o comportamento de seus clientes.
Com isso, você ganha novas formas de apresentar e analisar dados, principalmente se o seu site trabalha em muitos países.

Apesar do Google Analytics 4 ainda não contar com todas as funcionalidades da versão do Universal Analytics, recomendamos a migração para o novo formato da ferramenta, pois em breve será aplicada como versão final e todos deverão aderir ao GA4. Aqui na GOAT Digital você conta com uma equipe de performance digital especializada para cuidar das otimizações de SEO, Google Ads, Facebook Ads, Inbound Marketing, Blog, E-mail Marketing e muito mais. Venha nos conhecer!

Share this Article
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *