Como captar leads através do marketing digital?

João Pedro Dalio - Coordenador de Marketing
Atualizado 2023/07/04 at 11:45 AM

Captação de leads é um processo crucial para alcançar o sucesso em vendas e marketing. Possuir informações básicas dos clientes é uma prática fundamental para a construção de relacionamentos comerciais e para desenvolver campanhas eficazes de marketing.

Captação de Leads Qualificados

Captação de leads qualificados é o processo de atração dos candidatos mais adequados para o seu negócio. 

É essencial que os leads gerados sejam os mais adequados, para que eles possam transformar-se em clientes reais. Para captar leads e potencializar suas vendas, você precisa ter uma estratégia de marketing digital sólida.

Ferramentas de captação de leads

Muitas ferramentas são utilizadas no processo de captação de leads. Algumas das principais são:

1. Formulários de contato

Os formulários de contato são formas fundamentais para capturar informações dos leads. Inclua campos simples, como o nome completo e e-mail, e pergunte para o visitante o que ele está procurando. Com base nas respostas, a empresa pode adequar as abordagens.

2. Pop-ups

Os pop-ups são uma ferramenta excelente para obter a atenção do usuário. Os pop-ups podem ser exibidos no momento em que o usuário acessa o site ou ao sair dele, ele deve ser criado levando em conta o momento exato em que o usuário pode estar mais disposto a preencher um formulário.

3. Landing Pages

As landing pages são usadas para apresentar ao usuário informações mais detalhadas sobre a empresa, algum produto ou serviço em particular. Incentive o usuário a realizar a ação desejada, que pode ser o cadastro por exemplo. 

Mas atenção: não ofereça informações irrelevantes para o seu público, foque na qualidade e relevância das informações para atrair leads qualificados.

Captação de leads na prática

Para captar leads precisamos de planejamento estratégico e cuidado nos detalhes. O primeiro ponto a ser lembrado é a importância do tráfego orgânico. Investir em SEO é crucial para a captação de leads qualificados

Também podemos utilizar as Redes Sociais para gerar leads, aposte em conteúdo relevante, utilize as ferramentas de anúncios e trabalhe com as interações que podem surgir.

Alguns pontos importantes para a captação de leads que podem fazer toda a diferença são:

1. Criar uma lista de e-mails

A criação de uma lista de e-mails é fundamental na captação de leads. A empresa pode utilizar diversos canais, como redes sociais e landing pages, para incentivar os usuários a compartilharem os seus e-mails. Informe o motivo para capturar o e-mail e ações que serão desenvolvidas na sequência para que o usuário sinta-se motivado ao inserir seus dados. Essa é uma maneira eficaz de criar contato direto com o público e utilizar campanhas de e-mail marketing.

2. Desenvolva um conteúdo relevante

Produzir conteúdo de qualidade é uma das melhores formas de atrair leads. Desenvolva conteúdos didáticos, que apresentem informações valiosas e possam ajudar, de alguma forma, o público. Se destacar no mercado e atrair leads, as chances de conversão e vendas aumentam.

3. Mapeie o funil de vendas

Mapear as etapas pelas quais o cliente passa até fechar a compra é essencial para a captação de leads. A empresa deve ter clareza sobre o perfil de seus clientes, sobre as dores dos clientes em cada etapa do processo, e assim criar uma comunicação de acordo com a necessidade de cada momento, apresentando soluções e gerando interesse.

A captação de leads deve estar na estratégia de todas as empresas, independente de tamanho ou segmento. Uma captação bem realizada, focada em leads qualificados, pode trazer impactos altamente positivos no fechamento de vendas. 

Ferramentas, estratégias e ações alinhadas podem fazer toda a diferença. A GOAT Digital é especialista em objetivos de marketing e vendas, entre em contato e potencialize os resultados da sua captação.

Fale com a equipe da GOAT Digital e crie agora mesmo as suas estratégias de captação de leads para potencializar seus resultados. Visite o site da GOAT Digital.

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