Marketing digital para advogados: saiba o que pode ou não ser feito

Victor Neuhauser - Coordenador de Mídia
Atualizado 2024/01/16 at 10:09 AM

Descubra o que fazer quando só a campanha Google Ads já não é mais tão eficiente.

O direito foi a graduação do momento entre os anos 90 e início dos anos 2000, garantindo uma grande concorrência para quem atua na área. Por isso, é sempre importante investir em publicidade para se destacar diante os demais. Como o tempo do panfleto e placas ficaram para trás, é importante focar no marketing digital para advogados.

Existe sim um ramo das estratégias de divulgação na internet voltadas para os advogados, conhecido como marketing jurídico digital, afinal, por se tratar de uma prestação de serviço, e não venda de produtos, existem algumas restrições e estratégias distintas.

Portanto, em uma estratégia de marketing digital para advogados, jamais pode ser ofertada a solução assertiva de um problema. Alguns exemplos devem ser citados com o máximo de cuidado e uma série de regras seguindo o novo Código de Ética da OAB.

Segundo o Código de Ética da OAB, por exemplo, no Provimento 205/2021, o artigo 4º, quando se trata de campanha Google Ads, não permite o emprego excessivo de recursos financeiros, tanto neste tipo de ferramenta, quanto no impulsionamento nas redes sociais.

O que deve ser feito em uma campanha de marketing digital para advogados?

Ciente de que existem regras que devem ser respeitadas, incluindo uma limitação de recursos investidos, é importante se concentrar nas estratégias corretas que, normalmente, consistem nos seguintes segmentos:

  • Ser encontrado – Estratégias como campanha Google ads, consultoria de SEO, dentre outras, permitem o melhor rankeamento nos motores de busca;
  • Relacionamento – Estar engajado, produzindo conteúdo relevante nas redes sociais e mídias, permite uma interação mais próxima com o público e garante que o atendimento seja mais fácil e acessível sempre que necessário;
  • Autoridade – Trabalhar elementos que promovam uma autoridade e credibilidade diante ao público, como site responsivo, identidade visual, e-mail profissional e outros detalhes asseguram resultados relevantes no que se refere a imagem transmitida;
  • Encontrando o nicho – Se valer de soluções de machine learning, uma técnica de análise de dados onde os computadores aprendem a interpretar determinados parâmetros, para garantir a entrega ao público alvo é a maneira mais efetiva de assegurar um retorno maior com um investimento menor, permitindo que as estratégias sejam traçadas conforme o Código de Ética da OAB.

Além destes pontos principais, existem uma série de aspectos menores que devem ser somados para assegurar os melhores resultados, buscando sempre a otimização dos recursos investidos, semeando campanhas de curto, médio e longo prazo.

Agora que você já conta com exemplos do que deve ser feito quando se trata de marketing digital para advogados. Confira as soluções da GOAT Digital, que dispõe de uma equipe especializada em diversas abordagens, que vão desde campanha Google ads até consultoria de SEO.

A GOAT Digital está habituada a empregar uma série de métodos que se aplicam melhor a um determinado nicho, onde estratégias de inbound marketing, criação de conteúdo, dentre tantas outras, são aplicadas e sempre adaptadas para as necessidades de cada cliente, assegurando o melhor resultado possível.

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