Veja como analisar dados auxilia a criar estratégias mais assertivas para ampliar os resultados do seu negócio.
Para quem ainda não está familiarizado com o termo, a inteligência comercial, também conhecida como inteligência de mercado ou inteligência competitiva, é uma série de ações que ajudam a ampliar e melhorar os resultados da sua empresa, sempre analisando uma base de dados coletados.
Quais os benefícios da inteligência comercial?
Agora, você deve estar se questionando sobre as vantagens de aplicar tais estratégias para o seu negócio. Então, para facilitar a sua compreensão, podemos citar os seguinte benefícios:
- Mais competitividade – A inteligência comercial permite que você antecipe ações dos seus concorrente diretos, se atentando às tendências de mercado e proporcionando uma competitividade maior;
- Ampla fidelização – Fidelizar um cliente é o sonho da maioria das empresa, se valendo de estratégias mais lúcidas, desde a negociação, esse objetivo pode ser mensurado e então o investimento para alcançar esse objetivo se torna mais claro;
- Maior produtividade – Com estratégias mais definidas, baseadas em dados mais consistentes, é mais simples motivar uma equipe com uma notória melhora nos resultados, o que proporciona uma produtividade maior.
Como aplicar a inteligência comercial?
Por fim, chegamos à questão principal, como implementar a inteligência comercial na sua empresa para se valer dos benefícios já listados?
Tudo se inicia escolhendo o time correto, garantindo recursos humanos qualificados que vão desde a mão de obra mais básica até o consultor de vendas. Para isso, invista em profissionais gabaritados, experientes e aptos a desempenhar as suas funções, principalmente no que diz respeito a equipe de vendas.
Em seguida, é necessário realizar um levantamento dos processos já realizados e uma auditoria, para identificar possíveis falhas que devem ser corrigidas, para então passar a desenhar um novo processo. A melhor maneira de enxergar esses resultados com clareza é dispondo de uma equipe profissional terceirizada, que seja capaz de abordar a sua empresa com uma visão externa e qualificada.
Por fim, é necessário realizar as atividades que foram elencadas no novo plano de processos, para que então uma nova auditoria seja realizada, não em busca dos erros, mas para identificar onde podem ser aplicadas melhorias, para que então o seu auge produtivo seja alcançado.
Para desempenhar essas funções de inteligência comercial é importante se atentar aos seguintes pontos:
- Geração de listas de leads;
- Qualificação da lista de leads;
- Analisar as oportunidades, situações, tendências e desafios;
- Computar, armazenar e por fim analisar os dados obtidos;
- Acompanhar os dados juntamente com a equipe comercial para ampliar a compreensão.
Assegurar uma inteligência comercial para a sua empresa necessita de um grande poder de comunicação e investimento humano, no entanto, os resultados são realmente surpreendentes, ampliando não só o número de vendas e conversões, mas também a autoridade do seu negócio.
Agora que você sabe o que é e como aplicar a inteligência comercial para sua empresa, deixe que a equipe multidisciplinar da GOAT Digital atue nessa área como consultor de vendas, dispondo de soluções de Sales Engagement para aumentar o faturamento do seu negócio.