Sales engagement: o que é e como aplicar em sua empresa?

Eric Welber - Sócio Fundador & Diretor Comercial
Atualizado 2024/01/16 at 10:12 AM

Confira como utilizar a inteligência comercial para gerar mais engajamento de vendas.

Se você ainda não está habituado ao termo, sales engagement, que pode ser traduzido livremente como engajamento de vendas ou engajamento em vendas, nada mais é que uma venda capaz de gerar engajamento nos dois lados do processo, ou seja, pré-vendedor e lead.

O conceito desta estratégia abrange todas as interações realizadas, desde o contato inicial na pré-venda, até a conclusão do negócio, sempre por uma comunicação de mão dupla.

Considere que qualquer interação do usuário deve ser encarada como um compromisso para ser utilizada em sales engagement, como, por exemplo:

  • Cliques em links, banners e CTAs;
  • Responder e-mails ou mensagens;
  • Baixar ofertas de conteúdos;
  • Utilizar cupons;
  • Se engajar em uma ligação;
  • Participar de webinars;
  • Interagir nos perfis das redes sociais.

O sales engagement é atualmente um dos conceitos mais eficazes quando se trata de vendas complexas, se valendo de uma boa gestão de dados para potencializar o crescimento das conversões de maneira rápida e consistente.

Como aplicar o sales engagement?

Agora que você já sabe melhor o que é o sales engagement, a próxima dúvida deve ser em como aplicar esse engajamento de vendas para a sua empresa.

Utilizando algumas ferramentas de marketing digital que fornecem informações relevantes da jornada do cliente, é possível analisar o seu comportamento e criar o direcionamento ideal para gerar engajamento, oferecendo uma solução que gere interesse.

Utilizando dados, você consegue interpretar qual é o melhor canal para oferecer uma solução para esse cliente, assim como qual campanha desperta o seu maior interesse.

Pode parecer algo relativamente banal e sem importância, mas tenha em mente que cada cliente possui um gatilho que desperta o seu interesse em concluir a compra. Enquanto alguns preferem ofertas com valores mais atrativos, outros não se importam em pagar um pouco mais caso o frete seja grátis ou a entrega seja expressa.

É importante ressaltar que esse conceito de inteligência comercial é melhor aplicado se aproveitando das ferramentas adequadas, que permitem a utilização de uma série de filtros para segmentar esses clientes e aplicar as estratégias adequadas.

A mesma otimização vale para a realização dos demais processos de sales engagement, onde, com a utilização da ferramenta correta e da análise de um profissional experiente, também podem ser automatizados.

Agora que você já sabe o que é e como aplicar o sales engagement, conte com as soluções de inteligência comercial disponíveis na GOAT Digital, uma agência de marketing digital que além de atuar em performance, também conta com o seu departamento de consultoria de vendas.

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