Você tem landing pages bem otimizadas? Muitas pessoas acabam não dando a devida importância para elas. Uma landing page eficaz não apenas atrai visitantes, mas os converte em clientes. No entanto, para alcançar esse nível de eficácia é preciso ter uma combinação de boas práticas de design e técnicas de otimização específicas. Vamos te mostrar cinco técnicas validadas que podem ajudar a melhorar o desempenho da sua landing page.
Crie um design de landing page atraente e intuitivo
O design de uma landing page é um dos elementos mais críticos para se ter bons resultados com essa estratégia. Uma página visualmente atraente e simples de navegar pode fazer maravilhas para as suas taxas de conversão. De acordo com a HubSpot, 38% dos usuários abandonarão uma página se o layout ou o conteúdo não forem intuitivos. Portanto, é essencial investir em um design que capte a atenção do visitante imediatamente.
Para criar um design de landing page eficaz, siga estas dicas:
- Use um layout limpo e organizado, evitando excesso de informações.
- Escolha cores que sejam visualmente agradáveis e que estejam em harmonia com a sua marca.
- Use imagens de alta qualidade que complementem o conteúdo e ajudem a contar sua história.
- Tenha certeza de que sua página seja responsiva e funcione bem em dispositivos móveis.
Foque em um call to action (CTA) claro e com copy’ s irresistíveis
O CTA é a peça central de qualquer landing page, direcionando os visitantes para a ação desejada. Para maximizar a eficácia do seu CTA, ele deve ser claro, direto e bem atraente. CTAs bem projetadas podem aumentar a taxa de conversão em até 42%. (WorldStream)
Aqui estão algumas práticas recomendadas para um CTA eficaz:
- Use verbos de ação que transmitam urgência, como “Baixe agora”, “Inscreva-se hoje” ou “Saiba mais”.
- Posicione o CTA em um local de destaque na página, onde os visitantes não possam ignorá-lo.
- Use cores contrastantes para o botão do CTA para que ele se destaque do restante da página.
Teste diferentes textos e posicionamentos de CTA para descobrir o que funciona melhor para seu público.
Melhore a velocidade de carregamento da página
Ninguém gosta de site lento. A velocidade de carregamento de uma landing page pode impactar significativamente sua taxa de conversão. Segundo a Google, 53% dos usuários abandonarão uma página que leva mais de três segundos para carregar. Portanto, é essencial otimizar sua landing page para carregamentos rápidos.
Algumas dicas para melhorar a velocidade de carregamento:
- Comprimir imagens e outros elementos gráficos sem perder qualidade.
- Minimizar o uso de scripts e plugins que possam atrasar o carregamento.
- Utilizar uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) para acelerar o tempo de resposta do servidor.
- Implementar técnicas de cache para reduzir o tempo de carregamento em visitas subsequentes.
Utilize provas sociais para construir credibilidade
A prova social é um poderoso motivador de comportamento e pode ser extremamente eficaz em uma landing page. Muitas pessoas ao comprar em uma loja que não conhecem, descem até os comentários para ver depoimentos de terceiros para saber se o produto é confiável. Testemunhos, avaliações de clientes, estudos de caso e logotipos de empresas que utilizam seus produtos ou serviços podem aumentar a confiança dos visitantes e incentivá-los a se cadastrarem.
De acordo com a Nielsen, 92% dos consumidores confiam em recomendações de outras pessoas sobre marcas. Para incorporar provas sociais:
- Adicione depoimentos AUTÊNTICOS e específicos de clientes satisfeitos.
- Exiba avaliações e classificações de produtos de plataformas confiáveis.
- Inclua estudos de caso detalhados que mostrem como seus produtos ou serviços resolveram problemas específicos do seu público.
- Use logotipos de empresas renomadas que são seus clientes para reforçar a credibilidade.
Realize testes A/B contínuos
O teste A/B é uma prática essencial para otimização de landing pages. Ele envolve criar duas versões de uma página e testar qual delas performa melhor em termos de taxa de conversão, para que se tenha noção do que dá mais resultado, e quais pontos que precisam melhorar. Para realizar testes A/B eficazes:
- Teste um elemento de cada vez, como o título, o CTA, as imagens ou o layout.
- Utilize uma amostra significativa de visitantes para garantir que os resultados sejam estatisticamente relevantes.
- Analise os resultados e implemente a versão que apresenta melhor desempenho.
- Continue testando novos elementos regularmente para manter a otimização constante.
Agora que você conhece cinco técnicas validadas para melhorar o desempenho da sua landing page, que tal aprofundar seus conhecimentos sobre como potencializar suas estratégias de marketing digital? Leia nosso artigo Conheça o RD Station e descubra como essa ferramenta pode transformar seu negócio.