Como criar um funil de e-mail marketing que funciona?

Carol Gomes - Especialista em Inbound Marketing
Atualizado 2024/01/16 at 10:10 AM

Veja como criar um funil de email marketing que permita que você realize o máximo de conversões possíveis.

As estratégias e campanhas de email marketing estão longe de ser algo aleatório. Um disparo de email marketing tem como principal objetivo converter possíveis clientes. Essa modalidade de marketing digital deve ser utilizada para nutrir um lead por um período que dependerá do ciclo entre o cliente e o seu negócio.

Isso quer dizer que, para criar estratégias de email marketing, é importante que a sua empresa compreenda as necessidades do seu público e encontre a melhor janela de oportunidades para a abordagem.

Como criar um funil de email mkt eficiente?

Ciente de que a estratégia de inbound marketing é algo extremamente relevante, pense em abordagens distintas conforme o seu funil de vendas, elaborando algo dentro dos seguintes parâmetros:

Utilize o topo do funil para gerar leads

No todo do funil elabore estratégias para adquirir contatos relevantes de pessoas com reais possibilidades de se tornarem clientes da sua empresa. Há uma série de abordagens distintas para gerar um lead de topo de funil, como, por exemplo, a criação de um e-mail opt-in.

O e-mail opt-in consiste em criar uma oferta gratuita para atrair o lead onde a única exigência é a possibilidade de contar com algumas das suas informações, como o seu endereço de e-mail. Com o seu e-mail em mãos, é possível posicionar esse cliente em potencial no seu funil mais adequado.

Torne o meio de funil um alimentador

Com os contatos dos possíveis clientes em mãos é o momento para começar a alimentar essa relação de vendas, criando estratégias atraentes sem soar arrogante.

É importante que a nutrição desse lead seja alterada com o passar do tempo, com base em gatilhos cada vez mais atrativos, posicionando o lead em funis distintos conforme a sua aceitação, assegurando uma comunicação cada vez mais personalizada. Como alguns exemplos é possível se basear em cases de sucesso, webinars gratuitos e até mesmo user-generated content.

No fundo do funil foque na conversão

Conforme o lead vai se aproximando do fundo do funil a sua equipe de marketing deve estar pronta para realizar a tão desejada conversão. Como você atirou e alimentou o seu possível cliente corretamente, essa conversão não deve ser tão complicada quanto uma abordagem aleatória.

Apenas não se esqueça de trabalhar a retenção dos clientes que não foram convertidos mantendo o seu contato em outro funil que tenha o foco em estratégias de remarketing.

Agora que você já sabe como criar um funil de e-mail marketing que funciona, basta colocar as informações em prática, ou deixar essa tarefa nas mãos de uma experiente equipe multidisciplinar como o time da GOAT Digital.

A GOAT Digital é especializada na atuação de diversas áreas quando se trata de marketing digital, como o marketing de conteúdo, disparo de email marketing, estratégia de inbound marketing e muito mais! Não deixe de solicitar um orçamento para que a equipe de especialistas da GOAT possa analisar o seu caso.

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