Consultoria SEO: como usar o google trends na sua estratégia de conteúdo

Andrea Marquez - Coordenadora de SEO
Atualizado 2023/05/24 at 5:35 PM

Confira como uma agência de SEO utiliza os assuntos mais relevantes para identificar oportunidades para os seus clientes.

Uma consultoria SEO sempre irá te informar que o Google é o principal recurso a ser explorado no marketing digital, afinal, se trata da plataforma com a maior longevidade dentre as possíveis.

Ainda assim, dentro do principal site de busca de todo o mundo, também é importante conferir quais são as tendências para se valer de uma janela de oportunidades relevante. Por isso, utilizar o Google Trends possibilita que o seu negócio possa aproveitar esses momentos estratégicos.

Para quem ainda não está habituado a ferramenta, o Google Trends permite que o usuário tenha acesso às palavras-chave e assuntos que são mais pesquisados, analisando o volume histórico ou de momento da plataforma.

Essa busca dentro do Google Trends pode ser definida para assegurar um resultado mais relevante dentro de uma categoria, tendo em vista que o termo mais pesquisado para quem busca por “entretenimento” é distinto de quem está se informando sobre “política”, além de permitir um filtro por diferentes formatos, como vídeos, notícias, imagens, dentre outros.

Uma consultoria de SEO séria sempre busca criar conteúdos que sejam relevantes e atrativos para toda jornada de compra dos clientes de um e-commerce. Por isso, o Google Trends é importante nesta criação, auxiliando a:

  • Fornecer uma boa base para obter insights;
  • Localização de tendências;
  • Comparação direta de termos de buscas distintos;
  • Obter informações estratégias para aumentar as vendas;
  • Identificar o início de uma sazonalidade;
  • Projeção de cenários.

Se você já sabe por que utilizar o Google Trends, responder como utilizar a ferramenta é relativamente mais simples, visto que na hora de tomar qualquer atitude referente ao marketing digital do seu negócio, uma visita a plataforma é sempre relevante.

Você pode realizar pesquisas por termo para avaliar se os resultados são relevantes, ou ainda conferir as pesquisas do momento, para garantir a produção de um conteúdo que seja mais “quente”.

Com isso, é possível que você identifique tendências de mercado, o que permite uma adaptação do seu negócio para obter uma resposta melhor nas buscas. Por exemplo, ainda que o pico de busca pelo termo “Black Friday” ocorra em novembro, é notório um aumento das buscas já em outubro, o que pode ser importante para elaborar estratégias conforme a sazonalidade desta data.

Agora que você já sabe o nível de profundidade e relevância em criar estratégias de conteúdo conforme o Google Trends, deixe esse trabalho para os especialistas da GOAT Digital. Uma agência especializada em SEO, munida de uma equipe multidisciplinar preparada para criar argumentos, matérias, descrições e tudo que for necessário para a sua empresa alcançar sua própria grandeza.

A consultoria de SEO da GOAT Digital oferece uma série de estratégias para empresas dos mais diversos setores, ampliando a autoridade e também assegurando resultados melhores para e-commerce, seja para páginas próprias como blogs, para ferramentas, plataformas e mídias sociais.

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