Vendas online estão em constante crescimento. Uma vez que você tem a visão para ampliar seu negócio e um grande conhecimento do seu público alvo, é hora de começar a pensar em seu site. uma das decisões mais cruciais que você enfrentará será na escolha da plataforma certa. Atualmente, existem inúmeras opções de escolha, é fácil se sentir confuso. Neste artigo, vamos explorar alguns tipos de plataforma para ajudá-lo a escolher a plataforma ideal para seu negócio.
O que é uma plataforma de e-commerce?
Uma plataforma de e-commerce é um software desenvolvido para permitir às empresas criarem e administrarem lojas online, habilitando o processo de compra e venda pela internet. Normalmente, elas possuem tudo o que precisamos. Podemos, por exemplo, personalizar a página , gerenciar estoque e preço, resgatar carrinhos abandonados, ver relatórios de acessos e incluir produtos ou serviços na página.
Quais são os tipos de plataforma?
Existem dois tipos de plataforma: gratuito e pago. Cada uma possui características próprias e seus prós e contras. Os tipos são:
Plataformas open source: Esse tipo de plataforma, por ter códigos abertos, é a opção de sistema gratuita. Essa opção é ideal para iniciantes no e-commerce pela facilidade de uso. Ações como cadastrar novos produtos e gerenciar campanhas de marketing são intuitivas e simples de serem realizadas. Porém, por ter códigos abertos, é muito mais vulnerável a invasões, podendo comprometer a própria segurança e a dos clientes.
Além disso, essa opção de plataforma não possui suporte caso o proprietário do e-commerce precise. Caso ocorra algum problema, você precisará de uma equipe de TI especializada para realizar as correções, pois geralmente essas plataformas são desenvolvidas por comunidades de programadores voluntários.
Embora teoricamente não haja custos para adquirir esse tipo de plataforma, é importante considerar os custos de ter o acompanhamento de uma equipe de profissionais, bem como os gastos com hospedagem do site. Assim, é essencial avaliar cuidadosamente se essa plataforma é a melhor escolha para suas necessidades.
Plataformas SaaS: As plataformas no molde SaaS (Software as a Service) liberam o uso do código por um determinado tempo, sendo necessário realizar a renovação periódica. Geralmente, a cobrança é baseada em métricas como número de visualizações da página, volume de pedidos, percentual de faturamento, entre outros fatores.
Embora não seja possível realizar grandes modificações, o usuário tem direito a utilizar a plataforma durante a vigência do contrato, aproveitando toda a infraestrutura.
Plataformas proprietárias: São aquelas criadas por profissionais especialistas em e-commerces, ou seja, com códigos fechados. É uma plataforma que exige um investimento maior no início, porém as mensalidades são praticamente inexistentes.
O que considerar na hora de escolher sua plataforma de e-commerce?
Funcionalidades
Para garantir o funcionamento do seu e-commerce, é crucial considerar tanto os aspectos front-end (visível para o usuário) quanto os elementos back-end (por trás da loja virtual).
Além disso, analise quais métodos de pagamento são compatíveis com a plataforma, quais integrações estão disponíveis e verifique a qualidade do suporte ao cliente.
Outro ponto muito importante é que você deve garantir que o servidor irá comportar a quantidade de acessos na loja, especialmente em datas comemorativas, para evitar quedas no site.
SEO para e-commerce aprimorado
O SEO para e-commerce é mais do que apenas uma tendência, é uma necessidade absoluta. Com milhões de produtos competindo pela atenção dos consumidores online, a capacidade de sua loja de ser descoberta organicamente pelos motores de busca pode fazer toda a diferença. De acordo com a Rock Content, os resultados da primeira página atraem quase 100% do tráfego.
Ao escolher uma plataforma para seu e-commerce, é vital garantir que ela ofereça recursos robustos para otimizar as páginas, como customização de URLs, definição de títulos, meta-descrições, criações de categorias, descrição de itens, inserção de tags e palavras chaves.
Além disso, é essencial que a plataforma consiga oferecer um site responsivo, adaptável a vários dispositivos, com tempo de carregamento otimizado.
Uma plataforma que tem como uma de suas prioridades o SEO, tem chances maiores de impulsionar significativamente sua visibilidade online e, consequentemente, suas vendas.
Análise de KPIs
Uma plataforma eficaz deve fornecer insights valiosos por meio da análise de KPIs (Key Performance Indicators).
Ao escolher uma plataforma, certifique-se de que ela ofereça ferramentas integradas para monitorar e analisar métricas importantes, como taxas de conversão, taxa de rejeição, tempo médio na página e muito mais. Esses indicadores de desempenho não apenas ajudam a identificar áreas de melhoria, mas também orientam as decisões estratégicas para otimizar a experiência do usuário.
Além das análises específicas de KPIs , é fundamental considerar os próprios indicadores de performance da plataforma. Isso inclui a velocidade do site, confiabilidade do servidor, segurança de dados e escalabilidade. Lembre-se, o desempenho técnico de sua plataforma pode ser um diferencial crucial em um mercado altamente competitivo.
Integrações
Verifique se a plataforma pode se integrar facilmente com outros aplicativos, softwares e plugins que você possa precisar para administrar sua loja virtual. Ferramentas de marketing, ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), contabilidade e atendimento são algumas das possíveis integrações que você pode vir a usar para facilitar o seu dia a dia.
Se você usa alguma plataforma de e-mail marketing ou de automação, também é essencial garantir que a escolha seja compatível.
Suporte
Uma boa plataforma de e-commerce deve oferecer suporte técnico confiável para ajudá-lo em caso de problemas ou dúvidas. Verifique se há opções de suporte disponíveis, como chat em tempo real, e-mail ou telefone, e avalie a qualidade do atendimento ao cliente antes mesmo de apostar tudo em uma plataforma específica.
Um atendimento claro, objetivo, humanizado e ágil são características que você deve priorizar.
Escalabilidade
Todo e-commerce deseja crescer cada vez mais, por isso, é necessário pensar a longo prazo. Escolha uma plataforma que possa crescer junto com seu negócio. Isso significa que ela deve ser capaz de lidar com um aumento no tráfego, volume de vendas e expansão de produtos sem comprometer o desempenho.
Procure por opções que forneçam suporte para e-commerce conforme o crescimento dele. Escolhendo a plataforma certa, não é preciso trocá-la de acordo com o crescimento do seu negócio, reduzindo custos e poupando tempo.
Personalização
A capacidade de personalizar a aparência e as funcionalidades da sua loja online é uma etapa extremamente importante para criar laços imagéticos e criar uma experiência única para seu público.
Verifique se a plataforma oferece as possibilidades de personalização de layouts flexíveis e fáceis de usar. De acordo com o Nosso Meio, aproximadamente 50% dos respondentes consideram uma identidade visual agradável um dos aspectos mais importantes na comunicação de uma marca.
Custo
Considerar o valor da plataforma de e-commerce é uma parte essencial do planejamento financeiro da marca. Considere o custo total de propriedades, incluindo taxas de transação, taxas de processamento de pagamento, custos de hospedagem, entre outros. Escolha uma plataforma que ofereça um bom valor pelo que você está pagando e que se encaixe no seu orçamento.
Porém, lembre sempre de colocar na balança os prós e contras para não tomar uma decisão precipitada. Optar por uma plataforma apenas por seu preço baixo pode custar caro no futuro.
Segurança
“Mais de 26 bilhões de informações de usuários de todo o mundo – algo equivalente a 12 terabytes de dados pessoais ou a 78 milhões de páginas de documentos em PDF – foram vazadas na internet e estão nas mãos de hackers e criminosos.” – Portal Terra
É muito comum vermos notícias sobre vazamento de dados em sites, tanto de sites conhecidos quanto de sites menores. Sem a segurança necessária, sua página pode acabar ficando exposto a ransomwares, malwares e outros tipos de ataques cibernéticos, podendo causar diversos problemas aos usuários.
Por isso, os compradores virtuais estão cada vez mais preocupados com a segurança ao acessar a internet, principalmente quando se trata de inserir dados pessoais.
Portanto, é indispensável que a plataforma tenha protocolos e selos de segurança confiáveis para garantir a segurança da sua loja por meio das políticas de privacidade, para assim, conquistar a confiança dos clientes.
Gateways de pagamento
Muitas pessoas acabam desistindo de uma compra caso tenham problemas na primeira tentativa. Por isso, ter um gateway de pagamento bom permitirá ao comprador escolher a forma de pagamento que deseja (cartão de crédito, boleto, débito, pix, etc) e reterá automaticamente o valor da compra. Assim, a quantia será enviada para a conta do vendedor de forma prática e segura.
Verifique com a plataforma que você se interessou se ela acessa os dados do gateway, como é feita a integração entre esses sistemas e qual é o procedimento quando ocorrem tentativas de fraude.
Ao considerar todos os aspectos abordados neste artigo, fica evidente que a escolha da plataforma de e-commerce certa é um passo crucial para o sucesso do seu negócio online. Cada detalhe desempenha um papel importante na experiência do usuário e no desempenho geral da loja virtual.
Agora, é hora de colocar em prática todo esse conhecimento e dar o próximo passo em direção ao sucesso do seu e-commerce. Acesse nosso artigo “Marketing digital para e-commerce,por onde começar?” e explore mais sobre esse assunto.