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O marketing, em sua maior parte, é baseado na visibilidade. Por isso, para aqueles que já têm uma compreensão de SEO e palavras-chave, a busca por aprimoramento é constante. Sabemos que a chave para o sucesso online não reside apenas em ter uma compreensão superficial sobre o assunto, mas sim em aprofundar o conhecimento e refinar as estratégias. Neste artigo, exploraremos como definir sua estratégia para escolher as melhores palavras-chave.
Por que as palavras-chave são tão importantes?
As palavras-chave são a base de qualquer estratégia de SEO para um site. A única maneira de seu site ser achado por pesquisas orgânicas é se ele usar palavras-chave que correspondam às palavras específicas usadas nas pesquisas dos usuários nos mecanismos de busca. Ou seja, elas são importantes porque podem criar a ponte entre seu negócio e um potencial cliente.
Como proprietário de uma empresa, tendo a palavra-chave certa no contexto certo, você pode levar sua empresa ao topo da página de resultados em mecanismos de pesquisa (SERPs) quando os usuários procuram o seu tipo de negócio.
Por exemplo, se você usar um termo como “adesivos personalizados” da maneira correta em uma página da web ou campanha, é muito mais provável que o mecanismo de busca pense que você é relevante e o classifique bem quando alguém pesquisar o termo.
De acordo com a Rank Tracker, os três primeiros resultados de pesquisa do Google recebem 54,4% de todos os cliques. Ou seja, estando em posições mais altas na página, os usuários são muito mais propensos a clicar no seu conteúdo nas páginas de resultados. Você entende como isso afeta diretamente no número de visualizações da página?
Dicas para escolher as palavras-chave certas
Preenchimento automático do Google
O recurso de preenchimento automático pode ser muito útil na hora de decidir qual é a melhor palavra-chave para seu negócio. Ao digitar uma pesquisa, muitos usuários acabam recorrendo às sugestões dadas automaticamente na caixa de pesquisa.
Ao iniciar suas pesquisas e explorar essas sugestões, você pode descobrir qual conteúdo já existe sobre o tema que está sendo explorado. Além disso, essa abordagem ajuda a identificar frases-chave de cauda longa, que às vezes podem ser mais difíceis de encontrar em outras ferramentas de planejamento de palavra-chave.
Análise de palavras-chave de cauda longa
Embora as palavras-chave de cauda curta sejam importantes, as palavras de cauda longa geralmente têm menos concorrência e oferecem maior precisão na correspondência com a intenção de pesquisa do usuário.
Utilize ferramentas avançadas de análise de palavras-chave para identificar e explorar oportunidades com palavras de cauda longa que tenham alto volume de busca e menor competição.
Segmentação por intenção de pesquisa
As palavras-chave podem ser divididas com base em sua finalidade informativa. A intenção do usuário pode ser dividida em categorias, sendo elas comerciais, transacionais, locacionais, informativas, navegacionais e sazonais. Cada categoria exige diferentes abordagens de SEO.
Por isso, reconheça e segmente as palavras-chave com base na intenção de pesquisa do usuário. Ao ter a compreensão total da intenção por trás das consultas nos mecanismos de busca, você poderá otimizar seu conteúdo de forma mais eficaz e oferecer uma experiência mais relevante aos usuários.
Análise de competidores diretos e indiretos
Os concorrentes competem pelos mesmos termos de pesquisa ou têm públicos alvos semelhantes. Analise quais são as palavras-chave que seus concorrentes diretos e indiretos estão almejando.
Estude quais palavras eles estão segmentando e aprenda com as principais tendências. Ao conhecer páginas mais populares, você pode deduzir quais palavras-chave funcionam mais e criar oportunidades para planejar sua estratégia, capturando parte desse tráfego.
Ferramentas de monitoramento de tendências
Mantenha-se atualizado sobre as tendências e mudanças no comportamento de pesquisa dos usuários utilizando ferramentas avançadas de monitoramento de tendências, como o Google Trends. Isso permitirá que você identifique oportunidades emergentes, ajuste suas estratégias rapidamente e se mantenha à frente da concorrência.
Integração com dados de conversão e ROI
Além de se concentrar apenas no volume de busca e na competitividade das palavras-chave, integre dados de conversão e ROI em sua análise. Avalie o desempenho das palavras-chave com base em métricas como taxa de conversão, valor médio e retorno sobre investimento (ROAS), para direcionar seus esforços para as palavras-chave que geram o maior impacto no seu resultado final.
Ao implementar essas dicas em sua estratégia de seleção de palavras-chave, você estará melhor equipado para alcançar resultados excepcionais. Lembre-se de sempre monitorar e adaptar sua estratégia conforme necessário, para se manter relevante em um ambiente digital em constante evolução.
Para obter orientações personalizadas e aproveitar ao máximo o potencial das suas palavras-chave, entre em contato com a GOAT Digital. Nossos especialistas estão à disposição para oferecer uma consultoria gratuita e ajudá-lo a alcançar o sucesso online. Let ‘s GOAT!