Qual é a importância do email marketing?

João Pedro Dalio - Coordenador de Marketing
Atualizado 2023/05/24 at 5:47 PM

Você provavelmente já recebeu um email de alguma empresa, certo? O email marketing é a estratégia de comunicação utilizada por muitas empresas para se comunicar com seus clientes e potenciais clientes por meio do envio de emails personalizados. 

Mas afinal, qual é a importância do email marketing? Neste post, vamos abordar os principais motivos que fazem do email marketing uma ferramenta essencial para o marketing digital.

Mais interação com o público

Enquanto muitas das outras formas de marketing digital são bem passivas, o email marketing permite uma interação direta com o público. Afinal, o email enviado direto para a caixa de entrada do seu cliente em potencial é suficiente para chamar sua atenção, e ainda te dá a oportunidade de usar chamadas para ação (CTAs – calls-to-action) para direcioná-los para seu site, seu blog, suas redes sociais e, consequentemente, para uma etapa de fechamento em seu e-commerce ou página de vendas.

Melhora o retorno sobre o investimento (ROI)

O e-mail marketing é comprovadamente uma das estratégias com maior retorno sobre o investimento (ROI) em marketing digital. Ao contrário de outras táticas, o email marketing tem um baixo custo e é uma maneira eficaz de obter resultados escalonáveis a longo prazo. 

Além disso, é uma ótima forma de explorar campanhas sazonais, oferecendo promoções e descontos para diferentes eventos ou datas importantes.

Construindo relacionamentos para fidelizar clientes

Podemos considerar que a estratégia de disparos de e-mail marketing é incrível para construir relacionamentos com seus clientes. Você pode usar diferentes estratégias como e-mails personalizados, de engajamento e até mesmo educacionais para manter seu público envolvido e, ao mesmo tempo, construir autoridade para seu negócio. 

Com essas ações, você ganha a oportunidade de fidelizar seus clientes e aumentar o número de clientes recorrentes.

Permite segmentação

Uma das principais vantagens do e-mail marketing é a capacidade de segmentar seus leads em diferentes grupos de acordo com seus interesses. 

Isso se traduz em uma comunicação personalizada com cada grupo, aumentando a probabilidade de que seu segmentação abra, leia e responda a cada e-mail. 

Você pode utilizar diferentes ferramentas para tornar sua segmentação detalhada, incluindo dados de comportamento e histórico do cliente, localização, gênero, idade, e muitos outros critérios. Certamente, sua agência de email marketing pode te ajudar com isso.

Aumentando a visibilidade da sua marca

E por último, mas não menos importante, a importância do email marketing está em aumentar a visibilidade da sua marca, principalmente se for feito de forma consistente. Após realizar diversos disparos de email marketing, os clientes em potencial estão familiarizados com sua marca e, por consequência, estarão mais propensos a confiar em seus produtos e serviços, se tornarem fãs da sua marca e até mesmo promovê-la.


Agora que você já sabe a importância do email marketing, que tal dar aquele up em suas estratégias?  Agende um bate-papo com a equipe da GOAT Digital, a melhor agência de email marketing do mercado, para potencializar o seu negócio nas diversas frentes do marketing digital.

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