Seja por necessidade de atualização tecnológica, devido à mudança de necessidades e funcionalidades ou por outras razões, em algum momento pode ser necessário migrar a plataforma do seu e-commerce.
Apesar de ser uma ação comum, é importante ter atenção em alguns pontos para que essa transição seja feita de forma segura e sem prejuízos ao SEO do seu site e para suas vendas. Confira agora 5 pontos importantes a serem considerados ao migrar a plataforma do seu e-commerce:
1. Estrutura de URLs
A mudança na estrutura de URLs é uma das alterações mais impactantes ao migrar para uma plataforma de e-commerce.
É importante manter as URLs das páginas de produtos, categoria e marca utilizando a antiga estrutura, ou realizar redirecionamentos 301 direcionando para as novas URLs. Isso garante a transferência de autoridade do antigo site para o novo site, sem perda de posicionamento nas pesquisas dos motores de busca.
2. Converse com sua equipe de SEO
Antes de tomar a decisão de migrar a plataforma do seu e-commerce, é importante conversar com a equipe de SEO de seu e-commerce. Ele deve estar envolvido em todas as etapas da mudança para identificar possíveis impactos on-page e off-page sobre o seu site e tráfego.
Com a nova plataforma, é importante identificar um plano de migração que garanta segurança para seus usuários e visitantes.
3. Verifique as funcionalidades
É importante conferir todas as funcionalidades da nova plataforma de e-commerce e garantir que ela esteja de acordo com as necessidades do seu negócio.
Dentre as preocupações mais comuns, podemos destacar a adaptabilidade das telas aos dispositivos móveis, velocidade de carregamento, recursos de busca, formas de pagamento, cálculo de frete e integração com outros canais de venda.
4. Teste antes de migrar
Antes de fazer a migração completa do seu site para a nova plataforma, é importante fazer testes e avaliar as configurações da nova plataforma no ambiente de teste. É fundamental realizar testes nos links do site, validação de formulários, integrações com outros sistemas, cálculo de valores, frete, entre outras características específicas de uma loja virtual. Isso garante que, quando estiver em produção, o seu site esteja preparado para atender a todos os seus clientes.
5. Invista bastante tempo em backups
Em todo o processo de migração de uma plataforma de e-commerce, assegure-se que o seu site esteja com backup em tempo real tanto do banco de dados como do site.
Os backups são importantes para uma rápida restauração das informações do seu negócio, caso algo ocorra de forma imprópria. Isso traz tranquilidade e segurança para realizar mudanças na sua loja virtual.
Esses são apenas 5 dos pontos que você não pode deixar de considerar antes de modernizar a plataforma do seu e-commerce. É importante entender como essa atualização impacta diretamente suas páginas, afinal, o seo de seu e-commerce pode ser afetado, e manter medidas que garantem a segurança dos dados de seus clientes.
Com uma abordagem cuidadosa, a mudança na plataforma de e-commerce pode ser feita com sucesso e trazer ganhos em termos de velocidade, agilidade e resultados comerciais. Se você quer saber mais sobre SEO para e-commerce, visite o site da GOAT Digital e encontre dicas valiosas para o desenvolvimento do seu negócio.