Amplie a autoridade da sua marca e conquiste relevância investindo em link building.
Se você ainda não sabe o que é link building, o conceito é relativamente simples e consiste em conseguir que outros sites criem um link natural para a sua página, assegurando uma autoridade maior e também influenciando positivamente nos mecanismos de busca, gerando mais tráfego.
No entanto, como se trata de uma estratégia antiga, quando o marketing digital começou a compreender melhor o funcionamento do Google, é comum que o link building esteja associado a argumentos como: “é uma estratégia perigosa”, “pode gerar penalização do Google”, “é coisa do passado”, “só funciona para empresas consolidadas”, dentre outras falácias.
Essas argumentações ocorrem devido, principalmente, à falta de conhecimento, onde o medo de criar uma estratégia errada de link building e acabar penalizado pelo Google ou até de não conseguir mensurar os resultados, se sobrepõe à força e valor deste método.
Porém, se valendo de uma analogia simples, como os clichês narrativos, ou seja, um chavão muito repetido para contar histórias, como Jornada do Herói ou Monomito, esse “lugar comum” do link building é tão utilizado porque funciona muito bem, apresentando resultados melhores que abordagens consideradas inovadoras, basta ser empregada da maneira correta.
Como criar uma campanha de link building
Agora que você já sabe o que é link building, o próximo questionamento deve ser em como aplicar essa estratégia para a sua empresa.
O primeiro ponto é ter em mente que o link building deve ser utilizado em campanhas pontuais e com páginas específicas. Ou seja, para o lançamento de alguma solução nova para um mercado, uma análise deve ser realizada para adquirir links relevantes para as páginas deste conteúdo especial.
Também é possível utilizar o link building para recuperar o posicionamento de uma página importante, pois as campanhas possuem uma vida útil de, aproximadamente, dois meses.
Porém, é necessário cuidado, nada de sair trocando links com outros sites para não gerar penalização. Por isso, inicie considerando as seguintes etapas:
- Estabeleça metas – Não há como mensurar quantos links são necessários para uma campanha alcançar o sucesso, por isso, crie um ritmo que permita uma análise dos resultados e reajuste da campanha;
- Modelos de conteúdo – É importante que o seu link building conte com backlinks e conteúdos de qualidade, portanto, ainda que a métrica e número de palavras sejam relevantes, priorize adicionar valor para quem está consumindo;
- Prospecção de backlinks – Crie uma lista com as soluções proporcionadas pelo seu produto, assim fica mais simples de você elencar as palavras-chave que irão te levar até artigos que buscam uma alternativa que, convenientemente, você sabe como solucionar.
Agora que você já sabe o que é e como fazer Link Building, considere tornar tudo ainda mais simples e garanta resultados realmente significativos dispondo das soluções da GOAT Digital, uma agência de vendas e marketing digital, consultoria de SEO e consultoria de vendas Outbound preparada para que a sua empresa alcance a sua própria grandeza.
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